Sidney Leite
12612 • PDT • Vereador(a)
Ipojuca - PE
Meio Ambiente
Desenvolvimento Urbano
Educação

Gestor e Ativista Ambiental, pós-graduando em Gestão da Qualidade, Auditoria e Certificação. É candidato a vereador na cidade de Ipojuca/PE.

Sidney Leite é um camelense filho de trabalhador hoteleiro e agente comunitária de saúde, tem 27 anos, é Gestor e Ativista ambiental, voluntário nas áreas de Educação, Juventude e Meio Ambiente. De escola pública, viveu de perto as dificuldades de muitos jovens em estudar e buscar um futuro melhor, e aos 12 anos presidiu o Grêmio Estudantil da Escola Estadual Albertina da Costa Soares, em Camela. Acolheu novos estudantes, foi aluno protagonista no Ensino Médio e vice-presidente do Diretório Acadêmico dos Estudantes da Escola de Engenharia da UPE. É bolsista integral no curso de Pós Graduação em Gestão Integrada da Qualidade, Auditoria e Certificação; competências fundamentais para um vereador nas suas atribuições de fiscalizar, representar e legislar em defesa da população. Formado pela maior escola de formação política do país, o Renova BR, com conhecimento técnico sobre Gestão das Cidades. Tendo disputado uma das vagas com mais de 32 mil candidatos por todo o país. Por sua excelente atuação, foi um dos poucos selecionados para o curso de extensão, aprofundando os conhecimentos sobre o Poder Legislativo. Como ativista, voluntário e líder de movimento ambiental, protagonizou a grande mobilização nacional contra o maior crime ambiental do país em termos de extensão: o derramamento de petróleo nas praias do Nordeste. Além da presença incansável no litoral, retirando petróleo com as próprias mãos e mobilizando diversos voluntários, foi até o Congresso Nacional, em Brasília - DF, e participou de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados e audiência pública na Justiça Federal, partindo em defesa do meio ambiente e das famílias que dependem das praias para sobreviver, como bugueiros, barraqueiros, marisqueiros, jangadeiros e de todas as redes econômicas que tiram seu sustento destas. Sua dedicação foi reconhecida em todo o Brasil, sendo considerado pelo programa “É de Casa”, da Tv Globo, como um Herói Nacional de 2019.