Antonio Neto
40 • PDT • Vice-Prefeito(a)
São Paulo - SP
Desenvolvimento
Emprego
Ciência E Tecnologia

É candidato a vice-prefeito na chapa de Márcio França (PSB) 40

Antonio Neto é líder trabalhista há mais de três décadas. Presidente do PDT São Paulo desde 2017, começou sua atuação política no movimento sindical. Em 1984, ajudou a fundar o Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados de São Paulo, do qual se tornou presidente mais tarde. Foi também presidente da Central Geral dos Trabalhadores de 1992-2011, presidente da Federação Sindical Mundial de 1994-2002 e presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros a partir de 2012. Em 2018, foi candidato ao Senado pelo PDT e obteve quase 360 mil votos. Antonio Fernandes dos Santos Neto nasceu em Sorocaba (SP). Filho e neto de líderes ferroviários, desde cedo entrou em contato com as lutas trabalhistas. Na adolescência, militou na Juventude do MDB. Em 1971, mudou-se para São Paulo, onde construiu a sua carreira profissional. Analista de sistemas e administrador de empresas, trabalhou na Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) e na Fepasa, onde chegou a ser superintendente de 1986 a 1990. Sempre ao lado dos trabalhadores nos movimentos contra a opressão econômica e social, participou dos debates que resultaram na formulação da Constituição Federal de 1988. Em 1994, foi condecorado como Comendador da Ordem do Rio Branco. No governo de Itamar Franco, tornou-se membro do Consea (Conselho de Segurança Alimentar). Foi também membro do Conselho de Nacional Desenvolvimento Industrial no governo Lula e integrou o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o chamado “Conselhão”, nos governos Lula, Dilma e Temer. Ali participou ativamente das discussões que levaram à implementação do reajuste do salário-mínimo acima da inflação, a maior política de combate à desigualdade social, que vigorou no país a partir de 2006, virou lei em 2011 e só foi interrompida pelo governo Bolsonaro. Católico, palmeirense, é casado com Rosa Maria, pai de Marisa, Fernando e Cesar Augusto e avô de dois netos, Fernando e Mariana